Como posso saber se tenho pressão alta?

A única forma de saber se tem pressão alta é medindo-a. Habitualmente, a pressão alta não dá sintomas, por isso é conhecida como "assassina silenciosa". No entanto, se a sua pressão subir de repente ou se você ficar muito tempo sem controle adequado, pode surgir algum sintoma, significando que um dos órgãos mencionados acima está seriamente comprometido.

Nessa situação poderá ocorrer dor de cabeça, principalmente pela manhã, quando acordar, que diminui com o passar do tempo, visão turva, tontura. Mas não espere que os sintomas apareçam para procurar seu médico.

A hipertensão tem causa única? Existe alguma situação pessoal ou familiar que devo considerar para avaliar se sou candidato(a) a ter pressão alta?

Não. A hipertensão arterial é uma doença multifatorial, isto é, existem diferentes fatores que quando combinados podem resultar na elevação da pressão arterial. Portanto, a maioria das pessoas que têm pressão alta não tem uma causa única para desenvolver a doença, o que corresponde a mais de 90% dos pacientes. Em apenas 5-10% existe uma causa para a doença, e esses pacientes serão avaliados para o diagnóstico mais provável quando isso ocorrer.

Entre os fatores que predispõem à hipertensão devemos mencionar o fator genético. Isto é, se seus pais, tios, avós ou irmãos têm a doença, você pode ter predisposição genética para desenvolver a doença ao longo de sua vida. Outros fatores que podem se combinar ao fator genético é o que chamamos de ambientais, ou estilo de vida, como o excesso de peso, consumo elevado de alimentos ricos em sódio (sal de cozinha), bebidas alcoólicas, falta de atividade física, além da idade, que é um fator não modificável, e que sabidamente aumenta em muito o risco de hipertensão tanto em homens quanto em mulheres.

Seu nome e e-mail foram
enviados com sucesso!

@Copyright 2011 Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Uma empresa Sanofi
Todos os Direitos Reservados | Menções Legais | Desenvolvimento: Digipronto
Data de atualização 30/05- Site para brasileiros